quarta-feira, 2 de março de 2011

Juiz manda CBF dá título ao Sport


O juiz Francisco Alves, da 2ª Vara Federal de Pernambuco, decretou que o Sport seja reconhecido pela CBF, em 48 horas, como o único campeão brasileiro de 1987 (cabe recurso à CBF).
Com isso, o Flamengo, que também era considerado pela entidade como o campeão daquele ano, passará a ter cinco títulos nacionais e não poderá reivindicar a posse do troféu, já que o clube disputa o feito com o São Paulo.
"Fiquei estarrecido. Discutir título de um campeonato de futebol na Justiça não me parece o foro mais correto. Isso tem que ser discutido internamente, na CBF", declarou o diretor jurídico flamenguista, Rafael de Piro.
A taça, concedida pela Caixa ao primeiro clube cinco vezes campeão brasileiro, está no Morumbi há cerca de duas semanas. Mas havia uma liminar na Justiça do Rio que o obrigava a devolvê-la.
A discórdia está relacionada ao ano de 1987, quando a CBF deixou a organização do Brasileiro nas mãos do Clube dos 13. O Flamengo venceu o principal módulo da Copa União, mas, em comum acordo com os outros times da elite, não enfrentou os melhores do outro módulo.
Na época, o Sport foi decretado campeão pela CBF e disputou a Libertadores. O título do Flamengo foi reconhecido pelo Clube dos 13.
Amparada por uma decisão jurídica final, favorável ao Sport, ainda da década de 90, e a qual não cabe recurso, a Caixa entregou a taça ao São Paulo. Mas, uma semana depois a CBF passou a considerar também o título do Fla.

Fonte/Agora São Paulo

Nenhum comentário: