quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Agentes de saúde vão usar palmtop


Baraúna - Os agentes de saúde do Município serão os primeiros profissionais do Rio Grande do Norte a utilizar computadores portáteis no atendimento da população. Ao invés de toda aquela papelada, os servidores utilizarão "palmtop", que lhes permite agilidade e mais precisão nas informações colhidas. Na última semana, eles passaram por um treinamento intensivo para estarem aptos a utilizar o novo equipamento a partir de janeiro.


O curso de capacitação, ocorrido entre quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17, contemplou 48 agentes municipais de saúde. A orientação foi dada por uma equipe de Fortaleza (CE). O curso de capacitação tecnológica foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

De acordo com a coordenadora de Saúde da cidade, Jânia Maria Freire, a medida vai melhorar o atendimento dos agentes de saúde. Eles são responsáveis pelo acompanhamento diário dos moradores da zona rural e também urbana. Os agentes visitam todas as casas da cidade e acompanham diariamente a saúde dos baraunenses.

Esse acompanhamento, até hoje, é feito através de formulários, o que demanda mais tempo e facilita equívocos na hora do preenchimento, por exemplo. Com os aparelhos "palmtop", esses problemas serão superados facilmente. "Agora saem aqueles antigos formulários de papel e tudo será digitalizado", comemora a coordenadora de saúde.

Segundo Francisco Gilberlânio de Rocha, que é agente de saúde e ajudou na capacitação dos colegas, a tecnologia irá facilitar seu trabalho. Ele explica que alguns dos agentes tiveram dificuldades em se adaptar ao equipamento, mas, em suma, todos aprovaram. "Com o tempo, todos vão se acostumar e ter mais facilidade", ressalta.

fonte:jornal de fato